segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Introdução

O tempo passa... a velha frase é perfeita para conduzir ao saudosismo. Com a saudade e o tempo, tudo muda. O que apresentaremos nesse blog, são recortes importantes da história de Chapecó. Intitulada a Capital do Oeste Catarinense, a cidade já foi palco de acontecimentos relevantes em todos os segmentos da sociedade civil.

A partir de Projeto Experimental do Curso de Jornalismo da Unochapecó os estudantes Gesélio Catalan e Paulo Artur Vargas, apresentam os registros fotográficos históricos capturados pelas lentes do fotógrafo Victorino Biazio Zolet, com o objetivo de relembrar alguns momentos significativos da história de Chapecó e do desenvolvimento do Oeste de Santa Catarina.

Diante das novas tecnologias, aproveitamos o blog como ferramenta para divulgar, comentar e oportunizar aos internautas a interação com cada foto, vídeo, áudio e texto postado. As obras fotográficas do fotógrafo Victorino Biazio Zolet levarão ao passado aquelas pessoas que habitaram a cidade de Chapecó nas décadas de 1950 e 1960.

Aos demais, este blog não restringe a participação, muito pelo contrário, aqui poderão conhecer e adquirir informações de como a cidade iniciou o seu processo de desenvolvimento. São inúmeros segmentos que iremos apresentar, todos eles de importância, para rememorar e informar dos fatos registrados fotograficamente.

A partir de agora o nosso objetivo é voltar no tempo e mostrar através dos recursos midiáticos os acontecimentos da história de Chapecó. Os registros fotográficos que serão apresentados foram escolhidos pelo aspecto da importância, embasados referencialmente e confirmados pela testemunha ocular, o fotógrafo.

Os fatos escolhidos foram; Política, Indústria e Comércio, Exportação, Saúde, Religião, Clima, Educação, Transportes, Desenvolvimento Regional, Esporte e Eventos de Negócios. Para identificar o Projeto Experimental, associado aos componentes apresentados, o blog será chamado de “Retratos de Chapecó”.

Um comentário: