sexta-feira, 5 de outubro de 2012

A Chapecó, uma das pioneiras

 A Segunda Guerra Mundial provocou alterações na economia mundial. Esse reflexo também foi sentido por aqui. Começava uma nova fase da economia. A implantação de abatedouros e fábricas de embutidos no Oeste e Meio Oeste Catarinense foi uma alternativa para incrementar a criação de suínos.

Naquela época, num raio de 200 quilômetros foram instalados os maiores frigoríficos do Brasil. Para industrializar o crescente plantel de suínos da região, foi fundada em 11 de novembro de 1952 a S/A. Indústria e Comércio de Chapecó-(Frigorífico Chapecó), a SAIC, como era conhecida.

As obras de construção iniciaram no final da rua Marechal Bormann, lado Oeste da cidade, no bairro Saic em 1953. Após a conclusão das obras, a operação da indústria iniciou em setembro de 1955. Naquele momento foram empregados 28 funcionários e eram abatidos 40 suínos por dia.


                                                                                                                           Foto: Victorino Biázio Zolet
Vista aérea em 1957

No auge da empresa, o consumo e a preferência dos produtos Chapecó, refletia com a distribuição em escala dos seus produtos em todos os Estados brasileiros. Participou com percentual significativo na bolsa de exportações do Brasil. A Rússia, Emirados Árabes e Japão, também consumiam os produtos da marca Chapecó.

Além da produção de embutidos de origem animal, a empresa tinha a preocupação de participar dos eventos da cidade. As ações comunitárias e esportivas sempre foram patrocinadas pela empresa: grupo de teatro, equipes de voleibol e o futebol. Além disso, manteve equipes em atividades no futebol amador, representados pelos seus funcionários. Posteriormente apoiou o futebol profissional - a Associação Chapecoense de Futebol, a menina dos olhos do Diretor-Presidente, Plínio Arlindo de Nes.

A Chapecó alcançou o maior número de funcionários registrados em janeiro de 1996, com 6.037 pessoas. Em 01 de novembro de 1999, o Grupo Argentino Macri, adquiriu o controle da CHAPECÓ, com o quadro de funcionários de 2.884 pessoas, no final de outubro de 1999.


Já em maio de 2003 se deu inicio às demissões de funcionários, com mais de 4.240 pessoas, com uma redução considerável de colaboradores no quadro de registros. Dois anos após, em 29 de abril de 2005, foi decretada a falência da Empresa.

Atualmente as unidades do Grupo Chapecó estão arrendadas:
  • Unidade de Chapecó(SC) – para a Cooperativa Central Aurora
  • Alimentos-FACH-2. Mesmo local onde a empresa mantinha a matriz.
  • Unidade de Xaxim(SC) – para a Diplomata S/A. Indl. e Coml.
  • Unidade de Cascavel(PR) – para a Globoaves São Paulo Agro Avícola Ltda.
  • Unidade de Santa Rosa(RS) – para Alibem-Comercial de Alimentos Ltda.

A primeira composição societária havia 51 sócios fundadores, conforme a Ata nº. 01, com a seguinte diretoria;

Diretor-Gerente – Plínio Arlindo de Nes.
Diretor Comercial – Luiz Lunardi.
Suplentes – Paulo Pasquali e João Destri.
Conselho Fiscal – Serafim Enoss Bertaso – Arnaldo Mendes – André Lunardi.
Suplentes do Conselho Fiscal - Álvaro Cunha - Josino Busato e Hermínio Tissiani

Fonte: Acervo da Empresa

Nenhum comentário:

Postar um comentário