segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Efapi, a feira que nasceu gigante


Chapecó sempre foi pródiga de pessoas criativas, que vislumbram com nitidez o futuro. É nas datas comemorativas que surgem as brilhantes ideias. E quando bem-planejadas, elas perduram por muito tempo.
 Nas comemorações do Cinquentenário do município de Chapecó em 1967, com a criação da Sociedade Amigos de Chapecó (SAC), foi possível organizar a I Exposição Feira Agropecuária Industrial de Chapecó. A I Efapi foi a principal atração dos festejos dos primeiros 50 anos da cidade.
A presidência da SAC naquele ano foi do Prefeito Municipal Sadi José De Marco, que se destacava como administrador e líder. Com uma maneira diferente de governar. Foi chamado na época de Prefeito Cinquentão, alusivo à data comemorativa. Com inúmeros investimentos em obras, a cidade começava ser referência no sul do País.



            Segundo o Jornal Folha D´Oeste de 29 de Janeiro de 1967, na reunião semanal da SAC, De Marco anunciou extraoficialmente da participação do Governo Federal e Estadual, nas construções dos pavilhões do parque de exposições. Com 50 milhões de cruzeiros; o Governo Federal. E o Estado de Santa Catarina com 100 milhões de cruzeiros. Na época o governador era Ivo Silveira.
            Formada a comissão central organizadora; foi escolhido o médico Valmor Ernesto Lunardi, o primeiro presidente da exposição-feira. O advogado João Valvite Paganella foi o responsável pela divulgação do evento. Nessa reunião as comissões elegeram o dia 23 de setembro, às 17 horas para a realização da abertura da feira.



           

                                                                                                                          Foto: Victorino Biázio Zolet
1ª Efapi/1967
   
Foram quase oito meses de planejamento, com serviços de terraplenagens para adequar o terreno para as construções dos pavilhões. O local escolhido foi a Colina Beira Rio, o mesmo local do atual Parque de Exposições Tancredo de Almeida Neves. Todas as forçasforam centralizadas para que na data prevista o parque estive preparado para receber autoridades, expositores e visitantes.
            No dia e hora previstos, foi inaugurada a primeira feira chapecoense, com a presença de ilustres convidados: o General Olavo Viana Moog representou o Presidente da República Artur da Costa e Silva; teve também a presença do governador Ivo Silveira, Secretário dos Negócios do Oeste Serafin Ennos Bertaso, o Contra-Almirante João Batista Francescone Serran Comandante do 5º Distrito Naval, o Desembargador Belisário Ramos da Costa, o Presidente do Tribunal  de Justiça  o advogado Luiz Gabriel e o Presidente do TRE  Norberto Miranda Ramos. A população circulava entre as autoridades, numa grande festa de confraternização.  

Fonte:
Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina - CEOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário