segunda-feira, 5 de novembro de 2012

As primeiras escritas acadêmicas


 Ao se aproximar da década de 1970, Chapecó andava com passos largos em direção a diversos segmentos, (econômicos, sociais e políticos). A Região Oeste também se consolidava com a emancipação de novos municípios. Mas ainda não havia uma universidade para os oestinos, que reivindicavam essa necessidade.

Em 04 de julho de 1970 foi criada oficialmente a Fundeste – Fundação Universitária do Desenvolvimento do Oeste, com sede em Chapecó. Com a intenção de atender toda a região. No ato de criação estiveram presentes autoridades de 36 municípios.  

O Projeto foi viabilizado pelo então Secretário dos Negócios do Oeste, Plinio Arlindo de Nes, com o apoio do Bispo Diocesano da época, Dom José Gomes, os quais foram membros da primeira diretoria.
























                                                                                                                Foto: Victorino Biázio Zolet


Solenidade de criação da Fundeste - Fundação Universitária do Oeste - 06/12/1971. Da esquerda para a direita - Pe. Romualdo Zimmer - Ruben Odilon Antunes Córdova(Juiz de Direito) Plinio Arlindo de Nes ( Secretário do Oeste) Altamir Morais(professor) Valmor Lunardi ( Presidente da SAC ) João Destri ( Prefeito Municipal) Rivadávia Scheffer ( Vereador ). Em pé Celso Nunes Moura ( Assessor de Imprensa)


As atividades iniciaram em março de 1972 com o Curso de Pedagogia, ampliando no ano seguinte com os Cursos de Estudos Sociais, Ciências Contábeis e Administração.

O passo seguinte foi o êxito do reconhecimento através do Conselho Federal de Educação, em 1977 e 1978. Assim, a Fundeste habilitava professores e profissionais para toda a região. A partir de então, na década de 1980, outras áreas foram agregadas ao ensino, ampliando a oferta de novos cursos no Ensino Superior.


O sonho de cursar o Ensino Superior se tornou possível e próximo dos moradores da Região Oeste. Não obstante, aos vizinhos gaúchos e paranaenses.

Da demanda à realidade e seus frutos, foi em 13 de julho de 1973 a formatura da primeira turma da Fundeste, nos Cursos de Licenciatura para 1º grau em Matemática, Estudos Sociais e Língua Nacional.

A grandiosidade do evento contou com a presença do Vice-Presidente da República da época, Augusto Rademaker, que representou o então Presidente Emílio Garrastazu Médici, o 28º. Presidente do Brasil e o 3º mandatário da Ditadura Militar. Nesta oportunidade o acontecimento foi prestigiado por autoridades  estaduais e municipais.

As atividades acadêmicas eram desenvolvidas em prédio alugado. Em 1974 o Governo do Estado de Santa Catarina doou à Fundeste as instalações em construção do ex-hospital psiquiátrico, onde foi edificado o então campus universitário, que é sede até hoje.

De 1990 a 2001, a Fundeste se uniu as Fundações Universitárias de Joaçaba e Videira para criar a Universidade do Oeste, assumindo assim as atividades de um Campus em Chapecó.

Em março de 2001 a Fundeste foi reativada assumindo as atividades desse Campus, que se transformou em Unochapecó, contando com as participações de vários segmentos regionais.

            Atualmente a Fundeste é mantenedora da Universidade Comunitária Regional de Chapecó, do Instituto Goio-En e Farmácia-Escola Unochapecó, atendendo mais de  oito mil estudantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário