quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Mãos às obras no Oeste de Santa Catarina


Nos anos 1960 a Região Oeste Catarinense estava projetada para o desenvolvimento e redesenhada por diversos municípios, mas enfrentava dificuldades em quase todos os setores, principalmente infraestrutura.
Foi então que o Governador Celso Ramos incluiu no seu Projeto de Governo a criação da Secretaria dos Negócios do Oeste-SNO, no ano de 1961. A inauguração foi em dezembro de 1963. Criada através da Lei nº. 3238/63 para administrar uma área de 15 mil e 500 metros quadrados da Região Oeste do Estado, e nela compreendia 34 municípios e aproximadamente 700 mil habitantes.
O ato foi inédito no país, criar uma Secretaria de Estado fora da Capital. Visava melhorar o atendimento à população do Oeste, com obras que viessem melhorar a qualidade de vida. Tendo em vista a distância da Capital do Estado com a Região, de outra forma esse assessoramento era quase impossível.

Para assumir a Secretaria, foi nomeado o engenheiro civil Serafim Enoss Bertaso, como o homem certo para o lugar certo. Havia muito por fazer na Região. Faltavam escolas, energia elétrica, meios de transporte, deficiências na saúde e assistência social.
O celeiro catarinense também sofria com a precariedade das estradas, dessa forma prejudicava o escoamento da produção agrícola.
A Região mantinha todos os quesitos para o seu desenvolvimento: condições naturais, mão de obra disponível, matéria prima abundante, capacidade empresarial. Com a criação da Secretaria, o Governo se aproximou para viabilizar essas questões.
A Secretaria dos Negócios do Oeste teve participação decisiva na construção de pontes, hospitais, estradas de rodagem, escolas, aeroportos, delegacias, cadeias públicas, postos de saúde. E outros prédios que alojaram órgãos estaduais, como fóruns, quartéis, penitenciárias, ou seja, todas as obras da construção civil vinculadas ao Governo do Estado de Santa Catarina.
Exemplos como a construção da rede de iluminação pública e pontes na cidade de Romelândia pelo então Governador Ivo Silveira, através da Lei Estadual 889 e 990 de 23 de outubro de 1964.
Ao coordenar a ação política, a SNO prestava assistência aos municípios e encaminhava as demandas para o Colegiado, que era comandado pelo Governador do Estado. Assim eram detectadas as principais demandas e o resultado final era o investimento do erário público nas principais reivindicações.




 Foto: Victorino Biásio Zolet

A sede da SNO foi Chapecó, com orçamento próprio para todos os setores administrativos. A sede administrativa foi instalada num moderno e confortável prédio para a época, que ainda abrigava diversas repartições estaduais, como a Coordenadoria Regional de Educação, Inspetoria Regional de Tributos, Secretaria de Agricultura e outros.
Segundo o jornal Folha D´Oeste de 25 de dezembro de 1967, o Secretário do Oeste, Serafin Enoss Bertaso, foi escolhido pela imprensa regional como a Personalidade Oestina de 1967. Reconhecimento pela administração voltada ao interesse do Grande Oeste.
Tal iniciativa foi o embrião para a construção das Secretarias de Desenvolvimento Regional, instaladas no Estado em 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário