quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Paisagem europeia, somente por um dia

Foi um dia de festa” assim definiu o jornalista Dino Antonio Patussi ao contar sobre aquele 21 de agosto de 1965. O dia que Chapecó ficou coberta por uma espessa camada de gelo. Não havia previsão de nevada, não existia Estação de Meteorologia na cidade, para prever essa precipitação climática. As informações vindas da cidade de Porto Alegre fora que somente faria muito frio.

O princípio desse fenômeno foi ao entardecer, a noite chegava e junto os primeiros flocos de neve. Que persistiu durante toda noite.
Ao amanhecer, o cenário da cidade foi transformado, das vegetações verdes e das multicores dos telhados e veículos, se transformaram num imenso lençol branco.
Era novidade, todos correram para as ruas para fazer bonecos de gelo, arremessar neve uns nos outros, quem podia registrava em fotografias o dia que Chapecó ficou branca, detalha Patussi.

 Foto: Victorino Biázio Zolet
Vista da rua Pio XII, esquina com a av. Nereu Ramos-Chapecó/SC

Coincidentemente, em 1945 na cidade gaúcha de Passo Fundo, houve uma nevada desta proporção assistida por Patussi, se passaram 20 anos entre os acontecimentos. A intensidade fora muito parecida.
Este episódio de 1965, foi antecipado por uma grande enchente no Rio Uruguai. Um dos pontos mais castigados foi o Porto Goio-ên. “foi a maior enchente que assisti, era um turbilhão de água que cobria casas, levava madeiras e árvores, algo desesperador” relata Dino.
O jornal semanário de Chapecó “Folha D´ Oeste de 10 de agosto de 1966, quarta-feira, publicou a seguinte informação, um ano depois:
Neve e enchente na Região - “Muito próximo de repetir os fenômenos de 1965, tivemos há dias passados a precipitação de chuvas torrenciais e o ensaio de neve que chegou a modificar o panorama das cidades e campos. Transformando-os em montanhas e vales de um branco esplendoroso.
Os acontecimentos ligados com as manifestações meteorológicas chegaram a preocupar as populações e autoridades, supondo que pudesse ocorrer uma calamidade pública, como aconteceu na mesma época no ano passado.
Felizmente não sucedeu e deixamos a impressão que o inverno chapecoense será pautado por nevadas, o que não deixa de ser saudável”.
Para constatar cientificamente o que aconteceu em 1965, fomos procurar informações na Epagri/Ciram-Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologica de Santa Catarina. “Em 1965 não existia Estação Meteorológica em Chapecó. Foi instalada a partir de 1975, portanto não há registros desse episódio”. Informou o meteorologista Clóvis Levien Correa.
Fonte: Jornal Folha D´Oeste 10/agosto /1966.
Epagri/Ciram
Jornalista Dino Antonio Patussi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário